quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cartier-Bresson e a Ética Subjacente

      Num dia como o de hoje mas do ano de 1908 (há 104 anos), nascia em França Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos do século XX e também um grande anarquista que não cessava de referir a grande admiração que nutria por Bakunine.
      Para além de fotógrafo iniciou-se no cinema, tendo sido assistente do realizador Jean Renoir, tendo vindo a realizar um documentário, durante a Revolução Espanhola (em 1937) sobre os hospitais republicanos que intitulou “Victoire de la Vie” (Vitória da Vida).
      Quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial, Bresson serviu o exército francês e durante a invasão alemã, Bresson foi capturado e levado para um campo de prisioneiros de guerra. Tentou por duas vezes escapar e somente na terceira obteve sucesso. Juntou-se à Resistência Francesa em sua guerrilha pela liberdade. Quando se restabeleceu a paz, Cartier-Bresson, em 1947, fundou a famosa agência fotográfica “Magnum” juntamente com Bill Vandivert, Robert Capa, George Rodger e David Seymour "Chim".
      Revistas como a Life, Vogue e Harper's Bazaar contrataram-no para viajar pelo Mundo e registrar imagens únicas. Da Europa aos Estados Unidos da América, da Índia à China, Bresson dava sempre o seu ponto de vista especialíssimo. Tornou-se também o primeiro fotógrafo da Europa Ocidental a registar a vida na União Soviética de maneira livre. Fotografou os últimos dias de Gandhi e os eunucos imperiais chineses, logo após a Revolução Cultural.
      Em 1974, abandona as reportagens fotográficas e dedica-se ao desenho.
      No primeiro de maio de 2000, participa numa exposição de fotografia com o tema "Vers un autre futur, un regard libertaire" (Sobre um Outro Futuro, Um Olhar Libertário), assim se aliando às manifestações da CNT francesa.
      Cartier-Bresson viria a morrer também em Agosto, no ano de 2004, aos 96 anos.
      Dizia: "L'anarchie c'est une éthique avant tout. Une éthique d'homme libre.” (O Anarquismo é uma ética subjacente a tudo. Uma ética de Homem livre)
      Em baixo está uma fotografia de Bresson realizada em 1975 na prisão modelo de Leesbury (EUA).

Sem comentários:

Enviar um comentário