quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A Conferência de Potsdam

      Foi num dia como o de hoje (2 de agosto) mas do ano de 1945 que terminava a Conferência de Potsdam, na qual os países vencedores da 2ª Grande Guerra (as principais potências: URSS, RU e EUA) decidiram o destino da Alemanha Nazi vencida.
      A conferência decorreu por mais de 15 dias, decidindo o destino e a administração da Alemanha que se havia rendido incondicionalmente cerca de 9 semanas antes, decidindo-se sobre inúmeros aspetos como a desmilitarização, a desnazificação, democratização, julgamento dos criminosos de guerra nazis, divisão da Alemanha e da Áustria, fixação de indemnizações de guerra, etc.
      Durante a Conferência, o presidente americano confidenciou ao presidente da União Soviética que detinha uma nova arma muito potente e ambos acordaram em apresentar ao Japão um ultimato para que se rendesse sob pena de uma “rápida e total destruição” mas sem mencionar a nova arma. O Japão recusou render-se. No dia 6 e 9 de Agosto, os EUA lançaram bombas atómicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Em face da destruição, o Japão rendeu-se de imediato.
      Em baixo está um cartaz da 2ª guerra relativo às nações aliadas contra os fascistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário