terça-feira, 24 de julho de 2012

Impostos e Pobreza

      De acordo com um relatório agora publicado pela “Tax Justice Network”, os cidadãos mais ricos do mundo colocaram pelo menos 21 biliões de dólares (17,27 biliões de euros) em paraísos fiscais, o equivalente ao produto interno bruto combinado norte-americano e japonês.
      O relatório desta organização não governamental de defesa da transparência fiscal justifica este valor com dados recolhidos junto do Banco Internacional de Pagamentos e do Fundo Monetário Internacional.
      James Henry, autor do relatório e antigo economista-chefe da consultora McKinsey, refere que este valor é cauteloso, referindo ainda que os mais ricos do mundo poderão ter escondido em paraísos fiscais, como as Ilhas Caimão e a Suíça, mais ainda: cerca de 32 biliões de dólares.
      «Estes ativos estão protegidos por um grupo de facilitadores profissionais, altamente pagos e diligentes, na banca privada e nos setores do direito, da contabilidade e dos veículos de investimento, que se aproveitam de uma economia global com cada vez menos fronteiras», disse o mesmo autor do relatório.
      Segundo o relatório, os dez maiores bancos privados geriram mais de seis biliões de dólares em 2010, contra 2,3 biliões cinco anos antes.
      A “Tax Justice Network” tem uma agenda contra os paraísos fiscais e a favor da transparência do sistema fiscal e tem um sítio na Internet, também em português, onde podes saber mais sobre este assunto e fica na seguinte ligação: http://www.taxjustice.net/cms/front_content.php?idcat=81&idart=96&client=1&changelang=8


Sem comentários:

Enviar um comentário