quarta-feira, 6 de junho de 2012

Congresso Fundacional da C.A.B.


      No próximo fim-de-semana, decorre a comemoração dos 10 Anos do Fórum do Anarquismo Organizado Brasileiro e o congresso fundacional da C.A.B. a Coordenação Anarquista Brasileira.
      No início de 2002 recomeçava de forma mais lúcida um processo de articulação nacional para o anarquismo organizado e com inserção social no Brasil.
      Há dez anos foi criado o Fórum do Anarquismo Organizado (FAO) com o objetivo de articular grupos regionais e também lutar pela construção de uma organização anarquista brasileira dotada de projeto político comum. De lá para cá conseguiu-se fazer avançar este processo com a consolidação de organizações especificamente anarquistas em alguns Estados.
      A contribuição deste Fórum consistiu na colocação do anarquismo no terreno da luta de classes formando parte de importantes lutas na cidade e no campo com presença em diversos lugares no país.
      Atualmente, contando com a participação e incidência em mais de dez estados brasileiros, foi decidido dar um passo em frente no processo nacional com a criação da Coordenação Anarquista Brasileira (CAB).
      Não se está a criara uma mera sigla ou uma aparência sem correspondência com a realidade, pelo contrário, decidiu-se pela coordenação de organizações anarquistas especifistas, pois é necessário uma organização que seja correspondente à capacidade e necessidade de intervir na realidade brasileira com perspetivas de mudança em prol do projeto socialista libertário.
      Neste próximo fim-de-semana, o Congresso Anarquista decorrerá com delegações das organizações regionais que irão fundar a C.A.B. na cidade do Rio de Janeiro.
      No dia 9 de junho decorrerá um Debate sobre a Organização Específica Anarquista com os companheiros da Federação Anarquista Uruguaia e da Coordenação Anarquista Brasileira.
      No dia 10 de junho decorrerá o Ato Público de lançamento da Coordenação Anarquista Brasileira.
      Sabe mais e lê a declaração de princípios e intenções na seguinte ligação: http://www.anarkismo.net/article/17346

Sem comentários:

Enviar um comentário