terça-feira, 1 de maio de 2012

A Sobrevivência dos Trabalhadores

      Perante a crise do capitalismo e as suas medidas brutais sobre o mundo do trabalho, qual tem sido a resposta dos trabalhadores para se oporem a esta ofensiva?
      Tem sido a reivindicação do direito ao trabalho e as suas pequenas conquistas de benefícios próprios e particulares ao longo do tempo, mas sempre dentro do quadro capitalista, sem pôr em causa o sistema burguês de exploração.
      A luta e a resistência dos trabalhadores passa essencialmente por manifestações de desagrado, como as que hoje ocorrem (primeiro de maio) mas são, no entanto, insuficientes, ou mesmo inócuas, para travar a brutal ofensiva do capitalismo que procura resolver a sua crise à custa dos trabalhadores, para quem a tal crise é completamente alheia.
      Se alguns setores vêm contestando o sistema capitalista, a grande massa trabalhadora não o contesta, esperando que a resolução dos seus graves problemas de trabalho, de vida e de sobrevivência, ocorra dentro do próprio sistema capitalista.
      Devemos estar atentos, ativos e não na expetativa, aguardando por soluções caídas do céu ou da cabeça dos capitalistas. Dentro das nossas possibilidades, devemos participar nas lutas, grandes ou pequenas, intervindo e denunciando sempre o sistema capitalista, a sua exploração e as suas fabulosas falcatruas, incentivando os trabalhadores a não aceitarem, de forma alguma, esta ordem injusta que sempre (mais tarde ou mais cedo) a todos nos prejudica.

Sem comentários:

Enviar um comentário