sábado, 12 de maio de 2012

A Primavera Global

      Começa hoje em diversas cidades europeias, e também um pouco por todo o Mundo, a segunda volta dos movimentos dos “indignados” que há um ano acampavam e ocupavam as praças principais das também principais capitais europeias e do Mundo.
      O movimento denomina-se “Primavera Global” e está confirmado para decorrer em mais de 250 cidades em todo o mundo, incluindo sete cidades portuguesas, todos em protesto contra a crise e as medidas de austeridade.
      O movimento reclama uma “democracia real”, mais justiça social, distribuição da riqueza e ética pública, entre outras questões.
      Em Portugal, onde a manifestação de 12 de Março de 2011 da «geração à rasca» inspirou as concentrações em Espanha no mesmo ano, os desfiles, debates e assembleias populares vão realizar-se em Braga, Porto, Coimbra, Santarém, Lisboa, Évora e Faro.
      Na Grécia, onde a população está sujeita a drásticas medidas de austeridade e onde ainda se espera a formação de um novo governo, está prevista uma concentração na Praça Sintagma (Praça da Constituição) frente ao Parlamento, organizada pelo Fórum Ágora de Atenas.
      Em Espanha, os «indignados» têm previstas manifestações, reuniões e assembleias em diversas cidades do país, destacando-se a concentração marcada para hoje na praça Puerta del Sol em Madrid, onde no dia 15 de Maio de 2011 começou um acampamento de protesto e que deu origem ao movimento 15M e que juntou milhares de pessoas.
      Na Alemanha, em Berlim, os manifestantes vão tentar formar uma estrela de cinco pontas que parte depois para cinco pontos da cidade vindo mais tarde a reagrupar-se na Fonte de Neptuno, em Alexanderplatz e estão ainda marcadas manifestações em Dusseldorf, Frankfurt, Munique, Hannover, Gotinga, Erfurt e Bochum.
      Em França, a manifestação dos indignados tem como mote: «Um vento de indignação corre por todo o mundo». No centro de Paris, onde os manifestantes já difundiram a mensagem de que «votar não basta» vão realizar-se assembleias e debates sobre educação, saúde, meios de comunicação social e justiça.
      No Reino Unido, o movimento “Occupy London” convocou para a Praça de S. Paulo, na city londrina uma manifestação que vai percorrer toda a zona onde estão localizadas instituições bancárias que, de acordo com os «indignados britânicos», constituem um por cento da população que provocou a crise económica e que continua a beneficiar da atual situação. O movimento londrino apelou aos simpatizantes para levarem tendas e assegurou que os métodos de protesto vão ser «pacíficos e criativos».
      Na Irlanda, o grupo “Real Democracy Now Ireland” convocou manifestações em Dublin e em Cork e está a pedir, através das redes sociais, a ocupação pacífica das ruas durante uma jornada que vai decorrer sob o lema «Não somos nem propriedade dos políticos nem dos banqueiros».
      Em Itália, os «Indignados» convocaram uma manifestação em Roma a que chamam “Olimpíada dos Direitos”, junto às ruínas do Coliseu onde vai realizar-se uma assembleia e debates de reflexão sobre o estado da democracia e o estado da economia.
      Na Europa Central e de Leste estão planeadas concentrações, hoje, nas principais praças de Viena, Budapeste, Bratislava, Bucareste, Belgrado e Sofia.
      Nos Estados Unidos, há marchas previstas em Detroit, Chicago e Nova Iorque, cidade onde em 2011 mais de 10.000 pessoas se manifestaram nas ruas do centro financeiro exigindo que a banca pagasse a crise que ela própria provocou.
      Em Portugal, iniciou-se esta tarde, pouco depois das 15H00, uma marcha protesto, em Lisboa, com centenas de pessoas, percorrendo o percurso do Rossio ao Parque Eduardo VII, onde pretendem permanecer até à próxima terça-feira.
      Os manifestantes portavam cartazes com diversos apelos como: «Sê a mudança que queres ver no mundo» ou «A lutar vencemos; a precariedade não é solução».
      Mais info em: http://primaveraglobalpt.info


Sem comentários:

Enviar um comentário