terça-feira, 13 de março de 2012

O Perigo da Carne

      Já toda a gente sabia (ou devia saber) que as carnes, especialmente as vermelhas, deviam, pelo menos, ser consumidas de forma moderada, mas um amplo estudo da “Harvard School of Public Health” agora divulgado acentua essa ideia, concluindo que mesmo quando comida em quantidades reduzidas, em apenas uma refeição diária, aumenta significativamente os riscos de doenças cardiovasculares e de cancro.
      Pequenas quantidades de carne processada como “bacon”, salsichas ou salame aumentam em um quinto as probabilidades de morte precoce; no caso de bifes o risco aumenta em 12%, referem as conclusões do estudo da referida universidade norte-americana divulgado agora nos “Archives of Internal Medicine”, uma publicação bimensal da “American Medical Association”.
      Frank Hu, um dos co-autores do estudo afirma que “tendo em conta as evidências do estudo” comer carnes vermelhas não pode fazer parte de uma dieta saudável regular e só é admissível tal ingestão de forma ocasional.
      As conclusões são baseadas nos dados recolhidos ao longo de 28 anos num grupo de cerca de 38 mil homens e 84 mil mulheres.
      Os investigadores recomendam que as carnes vermelhas sejam substituídas por outras fontes de proteínas como peixes, aves domésticas, nozes e legumes.
      Podes ler todo o artigo na seguinte ligação: http://archinte.ama-assn.org/cgi/content/full/archinternmed.2011.2287

Sem comentários:

Enviar um comentário