segunda-feira, 19 de março de 2012

A Assembleia de Creta


      A Assembleia de Anarquistas/Antiautoritários de toda a ilha de Creta é um processo que começou no outono de 2011 para coordenar e organizar o movimento anarquista/antiautoritário na área geográfica da ilha de Creta. Esta assembleia é apoiada por grupos existentes na ilha, com o fim de melhorar a coordenação, a discussão política e ideológica entre as diferentes tendências do movimento, para que as ações sejam mais eficazes, geograficamente difundidas e dirigidas a um objetivo, e que o discurso conte com uma base comum, que será desenvolvida através de processos horizontais.
      O caráter da Assembleia de Anarquistas/Antiautoritários em Creta não é temporal, mas regularmente serão realizadas reuniões com um tópico específico.
      A seguir está o texto da primeira Assembleia de Anarquistas/Antiautoritários de Creta.
      «A estilhaçar o velho mundo.
      As promessas da soberania do bem-estar social já se esgotaram.
      Estamos vivendo num estado de emergência e as promessas estão sendo substituídas pela intensificação da exploração laboral, a intensidade da vigilância e do controlo em todas as áreas da sociedade, o papel incrementado da Repressão e a eliminação das conquistas sociais em todos as áreas da vida social (trabalho, segurança social, pensões, educação, saúde, etc.).
      Os patrões mandam na unidade nacional, ou seja, uma trégua entre explorados e exploradores, e o pleno consentimento para saquear todas as nossas vidas.
      Atrás deles estão às lojinhas partidistas dos sindicalistas-contratados, que funcionam e continuam funcionando como uma válvula de escape das lutas sociais, correndo para salvaguardar o sistema da raiva social.
      Já passou a época em que a apatia e o individualismo tinham espaço nas nossas vidas.
      A organizar a resistência e os nossos desejos e necessidades.
      Nos organizamos coletivamente, em lutas polimórficas, combativas e sem mediadores, em assembleias de bairro, nos sindicatos de base auto-organizadas, em grupos autónomos em escolas e universidades.
      Intensificar a luta com manifestações e greves combativas, ocupações, sabotagem da produção e dos serviços, expropriações em massa.
      Construímos relações e estruturas de solidariedade mútua, fundos para as necessidades das greves e fundos de solidariedade, intercâmbio de bens e serviços, cozinhas coletivas, recusa em massa para pagar contas de eletricidade e água, impostos, empréstimos, transporte público.
      A luta contra a intensificação da exploração e a opressão, ou será social, de classe, contra o Estado, antiautoritária e anticapitalista, ou não será nada.
      Pelo contra-ataque social e de classe!
      Pela organização da vida social desde baixo!
      Assembleia de Anarquistas/Antiautoritários de toda Creta.»
      O texto original em grego está na seguinte ligação:

Sem comentários:

Enviar um comentário