domingo, 26 de fevereiro de 2012

Volkswagen e Hitler

      Num dia assim como o de hoje mas do ano de 1936 (há 76 anos) Adof Hitler anunciava o lançamento de um veículo de nome “Volkswagen” (Volks + Wagen = Povo + Carro = “carro do povo”).
      Hitler tinha intenção de fabricar um veículo que fosse acessível ao trabalhador comum, tendo previsto até um plano de poupança para a aquisição do automóvel.
      No anúncio da época (imagem abaixo) do consórcio “Força pela Alegria” propunha-se que o interessado na compra pagasse 5 marcos (cerca de 2 Euros) semanais até integral pagamento então recebendo o veículo. 175 mil alemães aderiram de imediato ao plano, mesmo sem saberem quando receberiam o automóvel.
      Até ao fim da 2ª Guerra (9 anos depois) haviam sido produzidos apenas 640 carochas e nenhum deles chegou às mãos dos que aderiram ao plano poupança, todos foram distribuídos pela elite do partido Nazi, não tendo havido nenhum trabalhador que recebesse a viatura, pese embora os pagamentos efetuados.
      Os ditadores pensam sempre no bem-estar do povo e este, feliz e cego, adora o ditador.
      Hoje a Volkswagen já não é o nome de um automóvel mas a marca de muitos veículos e até de um grupo onde se incluem outras marcas, como: Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Seat e Skoda.

Sem comentários:

Enviar um comentário