sábado, 4 de fevereiro de 2012

Jardim Guarituba

      Na próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro, está previsto o despejo dos moradores do Jardim Guarituba, Piraquara-PR (Brasil), na sequência da ação movida pelo Ministério Público.

      A ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público do Paraná vai colocar na rua cerca de 20 famílias. A justificação para a expulsão da comunidade parece ser a sua localização em Zona de Restrição de Ocupação, onde o uso só é permitido para atividades agrícolas, de lazer, ou de conservação. Segundo a decisão liminar, a área "não pode ser utilizada para outra finalidade, como a habitação, em razão de que isso pode afetar a qualidade da conservação do meio ambiente, em especial a qualidade hídrica da bacia".
      Apesar do argumento, as áreas em redor da ocupação são de intensa atividade de extração de areia, que resultam em perfurações no solo. Segundo os moradores, a exploração é realizada pela “Mineropar”, empresa de economia mista presidida por José António Zem. A empresa “Colacity”, fabricante de cola, também é vizinha das famílias. Nenhuma destas empresas foi questionada na ação. A desocupação da área foi deferida sem que os moradores fossem ouvidos e antes de que alternativas de realocação fossem consideradas.


Sem comentários:

Enviar um comentário