quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O Gato Vadio e a(s) Sexualidade(s)

      O Gato Vadio é um local no Porto (Portugal) que se apresenta como uma livraria, um café-bar e um espaço de intervenção. Este local fica na Rua do Rosário, nº. 281 daquela cidade e tem ligação permanente ao seu sítio na rede na coluna dos Sítios a Visitar, onde podes colher mais informação.

      Hoje, logo à noite, pelas 22 horas, será exibido o filme “Relatório Kinsey”, realizado em 2004 e com a duração de 118 minutos. Este filme está inserido no tema “Coisas da(s) sexualidade(s)” da programação do Gato Vadio.
      O filme retrata a vida de Alfred Kinsey, que questionou os valores opressivos da sexualidade do seu tempo, destruiu mitos sobre a masturbação e outras formas de prazer, definiu a orientação sexual como um contínuo entre completamente heterossexual até completamente homossexual. Publicou em 1948 uma obra sobre o comportamento sexual masculino e em 1953 sobre o comportamento sexual feminino. Foi o estudo com maior número de pessoas entrevistadas até hoje. Kinsey morreu em 1956, antes da chamada revolução sexual dos anos 60”.
      Continuando com o tema das “Coisas da(s) Sexualidade(s)”, no próximo sábado (dia 7), também pelas 22 horas, haverá um debate sob o título de “Os perigos da Heternormatividade”, com Nuno Carneiro, investigador em Ciências Sociais, ativista LGBT e Psicoterapeuta.
      A heteronormatividade impõe-se, assimila-se, entranha-se – como prática discursiva, institucional, reguladora do corpo social, fazendo crer em linhas estruturadas e retas de viver a sexualidade, uma só, maior e melhor que quaisquer (possíveis) outras, para que não ameacem deixar de ser outras e para que nos encerremos, sem exceção, em espaços sufocantes de nós e de relação. Eis os seus perigos. E eis, talvez, uma possibilidade outra de nos encontrarmos – a de ao menos perguntarmos "e se não tiver que ser assim?".


Sem comentários:

Enviar um comentário