quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Espionagem nos Telemóveis

      Trevor Eckhart, é um administrador de sistemas norteamericano que acaba de denunciar que um programa espião, denominado “Carrier IQ” está pré-implantado em mais de 140 milhões de telemóveis (telefones celulares) no Mundo, espiando cada utilizador.
      Aquele programa pode reconhecer o conteúdo das mensagens, rastrear o uso do teclado, localizar o equipamento, logo, o utilizador, e conhecer os sítios da Internet onde o utilizador navega, enviando toda esta informação recolhida de forma imediata para o “Carrier IQ”. No caso das mensagens recebidas pelo utilizador, a aplicação regista/lê a mensagem mesmo antes dela ir para a caixa de receção, isto é, mesmo antes de o utilizador saber da sua existência. A isto chama-se espionagem.
      A empresa responsável pelo programa afirma, pelo contrário, que o programa apenas serve para os operadores de telecomunicações melhorarem a qualidade dos seus serviços, obtendo os dados dos clientes que são devidamente cifrados.
      O programa é pré-instalado pelos fabricantes/operadores, sem o conhecimento dos utilizadores e não pode ser removido, pois caso seja removido, o telefone deixa de funcionar de forma correta.
      Mais info em http://www.carrieriq.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário