sábado, 10 de dezembro de 2011

As Vozes Globais

      A “Global Voices” é uma rede internacional de blogueiros que traduzem, reportam e defendem blogues e media (mídia) cidadã de todo o Mundo.
      A seguir está um extrato do manifesto da “Global Voices”:
      «Acreditamos na liberdade de expressão; em proteger o direito de falar e o direito de ouvir. Acreditamos no acesso universal a ferramentas de expressão. Para esse fim, queremos possibilitar que toda a gente que queira se expressar tenha os mecanismos adequados para fazê-lo e qualquer um que queira ouvir e entender essa mensagem tenha os recursos para ouvi-la e compreendê-la.
      Graças a novas ferramentas, as formas de expressão já não precisam de ser controladas pelos que possuem os mecanismos tradicionais de publicação e distribuição, ou por governos que podem restringir a reflexão e a comunicação. Agora, qualquer um pode experimentar o poder da imprensa. Todos podem contar as suas histórias para o mundo.
      Queremos construir ligações entre as culturas e os idiomas que dividem as pessoas, para que elas se entendam mais profundamente. Procuramos trabalhar juntos e mais efetivamente, e agir de forma mais enérgica. Acreditamos no poder da comunicação direta. O elo entre indivíduos de diferentes mundos é pessoal, político e poderoso. Acreditamos que o diálogo através das fronteiras é essencial para um futuro livre, justo, próspero e sustentável para todos os cidadãos deste planeta.
      O “Global Voices Online” está sempre em busca de voluntários para integrar a nossa equipa internacional de autores, editores e tradutores que atuam como guias para a blogosfera global. Os nossos voluntários moram em todos os cantos do planeta e são peças fundamentais para ajudar o sítio a cumprir a missão delineada no Manifesto.
      Os autores que escrevem para o sítio devem ser blogueiros ou apresentar um bom entendimento da blogosfera que acompanham. É essencial que tenham profundo conhecimento sobre os países e realidades que se propõem cobrir. O trabalho não é remunerado em termos financeiros, mas o retorno em forma de gratificação e aprendizagem sobre o mundo é imensurável.
      Sara Moreira é a editora para os Países Lusófonos. Sob a sua coordenação, os voluntários do mundo unem-se para cobrir o mundo lusófono, levando aos leitores do “Global Voices” que não entendem português, notícias dos países onde a língua portuguesa é um idioma oficial.
      Mais info em:
      http://globalvoicesonline.org/
      Em português:
      http://pt.globalvoicesonline.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário