quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Resistência à PM na USP

      Na semana passada (no dia 27 de outubro) cerca de 500 estudantes enfrentaram a Polícia Militar brasileira barrando-lhes a entrada na Universidade de São Paulo.
      A seguir está o relato dos acontecimentos:
      «A PM abordou três estudantes na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e agiu de forma truculenta, acusando-os de consumo de maconha. A ação foi o estopim para a mobilização de 500 estudantes para barrar a militarização da USP e combater a gestão duvidosa do reitor João Grandino Rodas, investigado por corrupção pelo Ministério Público.
      Diante da tentativa da PM em prender os três estudantes outros foram se aproximando para impedir a ação e a polícia foi chamando reforços: chegaram pelo menos 15 viaturas e centenas de estudantes e professores. Durante 3 horas de tensão crescente a polícia fez ameaças e ofensas verbais, até que finalmente atacou com gás lacrimogéneo, spray de pimenta, bala de borracha e cassetete, num confronto que durou meia hora.
      O Prof. Lincoln Secco afirma que viu os estudantes "empunhando livros contra policiais atónitos". Em seguida, 500 estudantes decidiram em assembleia ocupar a administração da FFLCH até que o reitor João Grandino Rodas rompa o convénio que assinou vinculando a USP à PM e cesse o processo de militarização da universidade.
      Em entrevista ao blogue do Sakamoto, manifestantes afirmam que "historicamente, o movimento social organizado na USP obteve a conquista da autonomia universitária. Isto significa afirmar uma conceção de universidade como espaço de livre pensamento, organização e manifestação. A autonomia também se refere à segurança. Por isso, temos na USP a Guarda Universitária. A presença de forças militares no campus não apenas em história longínqua, como também em anos recentes, não esteve relacionada à garantia de segurança e ao combate do crime, mas sim à repressão política ao movimento social da Universidade. Em 2009, por exemplo, a Polícia Militar transformou o campus do Butantã numa praça de batalha ao reprimir um movimento grevista.»
      Mais info no blogue da ocupação:
      http://ocupauspcontrarepressao.blogspot.com/
      Vê abaixo o vídeo do acontecimento e, no final, vê os vídeos relacionados.


Sem comentários:

Enviar um comentário