sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Occupy Wall Street

      Na noite de ontem (17NOV) milhares de pessoas participaram numa manifestação de ocupação da ponte de Brooklyn (Nova Iorque) que marcou o segundo mês de existência do movimento "Ocupar Wall Street".
      Durante a tarde, os ativistas tentaram bloquear o acesso à Bolsa de Nova Iorque, impedindo o seu funcionamento. A polícia prendeu cerca de 250 manifestantes para evitar a ação e permitir pelo menos a passagem dos funcionários. Pelo menos 7 polícias ficaram feridos. O chefe da polícia de Nova Iorque informou que 5 agentes foram atingidos com "um líquido na cara", e que outro teve de ser cosido numa mão devido a um corte provocado por uma garrafa partida.
      A jornada de protestos contra a ganância do sistema financeiro foi marcada também por manifestações em cidades como Los Angeles, Las Vegas, Boston, Washington, Dallas, e Portland.
      Na última terça-feira (15NOV), uma ação policial retirou à força manifestantes que estavam acampados há dois meses no Parque Zuccotti, também em Nova Iorque, após uma ordem do presidente da câmara, Michael Bloomberg, que alegou razões sanitárias e de segurança.
      «Somos indestrutíveis, um mundo diferente é possível.» Assim, cantava a multidão sobre a ponte, uma das construções mais emblemáticas de Nova Iorque, enquanto os motoristas buzinavam para mostrar apoio.
      «Isto tem a ver com justiça económica e social e não nos podem tirar isso com 400 polícias de choque.» Assim o afirmava Andy, um jovem estudante acabado de sair da cadeia, antes do início da marcha sobre a ponte.
      Um ponto alto do protesto ocorreu quando a manifestação atingiu o meio da ponte, na altura do arranha-céus da Verizon, considerado o edifício mais feio da cidade. Nessa altura, começou uma projeção gigante sobre as paredes do prédio onde se podia ler: “Somos os 99%”, “Ocupar Wall Street”, “Ninguém nos consegue parar”, “Outro mundo é possível”. Vê estas imagens no vídeo abaixo.
      Na próxima segunda-feira (21NOV), o movimento anuncia oficialmente uma iniciativa de recolha de um milhão de assinaturas de estudantes dispostos a não pagar os empréstimos universitários até que se façam reformas no sistema financeiro. A dívida média de um estudante que se licencia em Nova Iorque é de 25 mil dólares.



Sem comentários:

Enviar um comentário