sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Novembro Negro da Terra Livre

      Hoje é dia de filme no âmbito da programação dos eventos do “Novembro Negro” da Terra Viva.

      Como já aqui anunciado, recordo-te que os eventos decorrerão até ao próximo dia 25 de novembro.
      Todas as atividades decorrerão na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Brasil), no campus Butantã (pegar qualquer ônibus para a USP e descer no 1º ponto da Cidade Universitária).
      Hoje o filme terá início às 18:00 horas, no Centro Académico Professor Paulo Freire e intitula-se: “Patagónia Rebelde”, um filme argentino de 1974.
      A trama começa quando frente a uma situação económica, as sociedades trabalhadoras de Puerto San Julián e Rio Gallegos, afiliadas à chamada "FORA comunista", dominada pelos anarcossindicalistas para distingui-la da "FORA do 9º Congresso", dominada pelos sindicalistas revolucionários, começam uma campanha de sindicalização de peões, esquiladores e outros assalariados, mas a resposta dos estancieros foi extremadamente dura: despedidos, violência, ameaças e a simples elaboração de petições por parte dos peões podia dar lugar a represálias. É esta conduta de intensificação do conflito que traria a rebelião dos trabalhadores contra os patrões e as instituições estatais.
      Mais info no sítio da Biblioteca Terra Livre com ligação permanente na coluna dos “Sítios a Visitar”.


Sem comentários:

Enviar um comentário