sábado, 15 de outubro de 2011

A Vigilância no Facebook

      Uma utilizadora da rede social “Facebook” acusa o sítio-rede de a vigiar, a si e aos demais membros, seguindo a sua navegação mesmo depois do encerramento da sessão da conta.
      A queixa foi apresentada pela norte-americana Brooke Rutledge num tribunal do estado do Mississipi. Este caso remete ainda para uma investigação divulgada há algumas semanas pelo bloguer australiano Nik Cubrilovic, que descobriu que os “cookies” do “Facebook” conseguiam monitorizar a navegação dos utilizadores do sítio, mesmo depois de encerrarem a sessão, quando estes visitavam outras páginas onde se encontrasse o botão «Gosto».
      No mesmo processo, que pretende ser em nome de múltiplos membros da rede social, a utilizadora do “Facebook” acusa ainda a rede social de «quebra de contrato, enriquecimento injusto e invasão de privacidade», de acordo com o portal “The Register” que adiantou ainda que «até ao passado dia 23 de setembro de 2011 o “Facebook” monitorizou, recolheu e guardou as comunicações eletrónicas dos utilizadores, incluindo, mas não limitando, partes do histórico do browser, mesmo quando os utilizadores não estavam ligados ao Facebook».

Sem comentários:

Enviar um comentário