quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Manif Internacional 15OUT

      No próximo dia 15 de Outubro (sábado), haverá uma manifestação internacional em diversas cidades com o propósito simples de reclamar uma democracia participativa e o fim da precariedade de vida, a par de uma transparência nas decisões políticas.
     Em Portugal, podem ler-se manifestos mais ou menos assim (síntese):
      «Somos “gerações à rasca”, pessoas que trabalham, precárias, desempregadas ou em vias de despedimento, estudantes, migrantes e reformadas, insatisfeitas com as nossas condições de vida. Hoje vimos para a rua, na Europa e no Mundo, de forma não violenta, expressar a nossa indignação e protesto face ao atual modelo de governação política, económica e social. Um modelo que não nos serve, que nos oprime e não nos representa. Queremos uma Democracia participativa, onde as pessoas possam intervir ativa e efectivamente nas decisões. Uma Democracia em que o exercício dos cargos públicos seja baseado na integridade e defesa do interesse e bem-estar comuns. A qualidade de uma Democracia mede-se pela forma como trata as pessoas que a integram.»
      Extrato retirado da ATTAC Portugal que podes ler na íntegra em:
http://attacportugal.webnode.com/news/a15%20de%20outubro%20a%20democracia%20sai%20%c3%a0%20rua%21/

      Ora, estas gerações à rasca (aflitas) querem melhorar o sistema político em vigor, reclamando mais participação na política como caminho para a transparência e para o fim da precariedade; tudo ambições de merda impossíveis de concretizar no sistema político-económico atual, sendo até, elas próprias, incompatíveis entre si, isto é, é impossível a coexistência de uma democracia representativa com a transparência e muito menos com o fim dos interesses económico-financeiros e, por conseguinte, do eventual fim da precariedade.
      É muito bonito ver estas gerações com ambições bonitas e manifestações tão bem encaixadas e organizadas no sistema. É bonito ver esta juventude tão ativa. Vai ser mais bonito ainda ver as reportagens da televisão com as suas roupas e cartazes com dizeres tão engraçados. É tudo tão bonito e é tudo verdade mas falecerá no dia seguinte porque nada será possível mudar por esta via bonita de melhoramento e não de finalização e transformação radical, conforme nos diz a História da Humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário