terça-feira, 18 de outubro de 2011

Agitadores Infiltrados

      Em baixo podes ver uma fotografia na qual aparentemente alguns manifestantes violentos estão a ser imobilizados pela polícia.

      Atenção ao pormenor de que tais manifestantes violentos calçam exatamente as mesmas botas que as dos polícias, isto é, as botas próprias do seu fardamento.
      Por que será? Coincidência?
      Claro que não. São polícias trajando à civil que se misturam com os manifestantes com o propósito de provocar desacatos no momento julgado oportuno a fim de permitir uma intervenção musculada junto dos reais manifestantes. Ao mesmo tempo captam a atenção dos meios de comunicação de massas para o caráter violento dos manifestantes, o que proporciona fantásticos títulos e largas vendas.
      Normalmente, os polícias infiltrados têm mais cuidado com o seu disfarce. No caso da foto abaixo esqueceram-se de trocar as botas, permitindo uma mais fácil identificação, no entanto, são quase sempre identificados: pela forma como se movem com o grupo em que se inserem, num mínimo de dois a três indivíduos, a forma extrapolada e provocatória de agir e mesmo a sua compleição física que denota a frequência de ginásios e/ou halterofilismo, cabelo curto bem cortado e postura militarizada, enfim, um conjunto de sinais para os quais se deve estar atento, independentemente dos atos que pratiquem contra a polícia, arremessando objetos, insultando-os, forçando barreiras, etc. são atos teatrais habituais e fazem até parte dos treinos frequentes em que participam aprendendo a lidar com os manifestantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário