quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Reivindicar o Campo

      Centenas de pessoas de toda a Europa vão estar durante os próximos 10 dias em Rosia Montana (Roménia), para "reivindicar o campo", num acampamento internacional de solidariedade sem precedentes, é o “Reclaim the Fields 2011”.

      Há 10 anos que está em marcha o plano de, em plena Transilvânia, na Roménia, fazer a maior mina a céu aberto de toda a Europa. Às mãos de uma multinacional canadiana, desaparecerá a aldeia de Rosia Montana, quatro montanhas, centenas de quintas e florestas. Onde hoje existe uma povoação histórica, com dois mil anos, uma paisagem deslumbrante e estilos de vida em comunhão com a natureza, ficará um buraco gigantesco – ao ponto de poder ser observado do espaço. Tudo para, às toneladas por dia, alimentar a sede de ouro dos poderosos.
      A menos que alguém o impeça. "A comida, a terra, as sementes, a água e conhecimentos indígenas são demasiado importantes para serem considerados mercadorias e centralizados à maneira capitalista", explica-se no apelo do “Reclaim the Fields”. "Tentamos resistir à lógica do lucro sobre nossas vidas. Tentamos praticar formas alternativas de viver e cultivar em conjunto. Por isso reivindicamos o campo!"
      O objetivo do acampamento é apoiar a campanha para salvar Rosia Montana e resistir ao projeto mineiro, capacitando a comunidade local para construir um futuro sustentável, através de inúmeros “workshops” e atividades agrícolas com os habitantes. Mas é também o momento de encontro de agricultores e ativistas de toda a Europa, que desde há quatro anos fazem crescer o movimento “Reclaim the Fields”.
      Mais info em: http://www.reclaimthefields.org/



Sem comentários:

Enviar um comentário