sábado, 17 de setembro de 2011

Movimento Estudantil Chileno


      O movimento estudantil chileno anunciou ontem uma série de mobilizações, entre elas uma nova greve nacional na próxima quinta-feira, após o governo ter aceite somente duas das quatro condições que os estudantes impuseram para iniciar um diálogo entre as partes.
      A decisão foi tomada durante uma assembleia da Confederação de Estudantes do Chile (Confech) que durou mais de 10 horas, ocasião em que revelaram esperar que as medidas sejam adotadas por outras organizações sociais.
      Outra grande mobilização está programada para o dia 29, quando acaba o prazo para que o executivo chileno envie ao Congresso o projeto de orçamento para o próximo ano, para em seguida entregar as projeções oficiais para 2012.
      Segundo o porta-voz da Universidade de Valparaíso, Sebastián Farfán, os estudantes irão mostrar nas ruas "que este movimento tem caráter histórico" e que estão dispostos a continuar até ao fim."Queremos demonstrar ante um governo intransigente que nossas demandas são completamente atuais", acrescentou Farfán.
      Há cerca de quatro meses, estudantes e funcionários do setor educacional realizam protestos para pedir um sistema de ensino acessível e de qualidade no país.

Sem comentários:

Enviar um comentário