segunda-feira, 13 de junho de 2011

Movimento Socialista Libertário no Egito

      Acaba de nascer no Egito o coletivo intitulado: “Movimento Socialista Libertário” e anuncia-se com o comunicado que a seguir se reproduz:
      «Nós, socialistas libertários, lutamos por uma sociedade socialista sem classes, uma sociedade antiautoritária livre do aparato repressivo do Estado e do capital. Somos contra a introdução do capitalismo de Estado, como aos regimes opressivos que existiram nos países "socialistas". Rejeitamos e nos opomos ao sistema capitalista.
      Acreditamos que a classe trabalhadora é capaz de liderar uma grande coalizão construída com um esforço determinado a derrotar tanto o poder capitalista como o Estado repressivo.
      Nossos objetivos imediatos são:
      1. Descentralização administrativa sem governadores ou prefeitos, gerida por conselhos locais de bairro e região; o direito de controlo popular com os delegados eleitos, revogável dos conselhos locais e comités cidadãos.
      2. A conversão de todas as empresas de serviços e instalações de produção em cooperativas autogeridas pelos seus membros em uma sociedade democrática, descentralizada com a ajuda da liberdade e da independência das administrações estaduais.
      3. O cancelamento dos impostos que são dados aos investidores e aplicação de taxas progressivas para apoiar as cooperativas de serviços que incluem setores como educação, saúde e outros.
      4. Pluralismo sindical, liberdade de associação nas fábricas e locais de trabalho e a criação de sindicatos para funcionários públicos e estabelecimentos militares para apoiar a participação de todos os trabalhadores na gestão de seus locais de trabalho, autogestão de fábricas e empresas que foram privatizadas entre a injustiça e corrupção durante a era Mubarak.
      5. Confiscação de todo o dinheiro de origem ilícita e distribuição entre as cooperativas.
      6. Uma constituição que garanta todas as formas de liberdade humana, incluindo a liberdade de associação, religião e pensamento; criação de uma república parlamentar, com governo descentralizado, sob controlo popular permanente das administrações locais e comités de cidadãos para tomar o lugar de governo e de presidente do Estado; direito aos delegados de atuar em mandatos populares para propor novas leis e referendos.
      7. A criação de uma sociedade socialista, não dependente de um ato de autoridades liberais, e sim da vontade de cooperativas sem uma autoridade centralizada, para que a sociedade sem classes possa ser auto-organizada através de comités populares e comités locais, contra a autoridade de um Estado central e repressivo.»
      Contacto por e-mail: lsm.egypt@ gmail.com
      Vê o blogue:
      http://anarchisminarabic.blogspot.com/2011/05/blog-post_24.html
 

Sem comentários:

Enviar um comentário