sexta-feira, 4 de março de 2011

Jornada Anti-Fascista com Fascistas

      A seguir se transcreve, sintetizado e adaptado, o artigo publicado no sítio do coletivo Anarcopunk de São Paulo, cuja ligação encontras na coluna dos “Sítios a Visitar” sob a designação de “Anarcopunk”:

      «O último dia de atividades da Jornada Anti-Fascista 2011, organizada pelo Movimento Anarcopunk de São Paulo, foi marcado pelo ataque de um grupo de cerca de 10 “skinheads” nas imediações da Praça da Sé.
      Pela manhã foi organizado um ato público contra o fascismo na Praça da República, e um dos “skinheads” agressores (foto abaixo) já havia feito uma saudação nazi (nazista) para os manifestantes quando por ali passava.
      Durante a tarde, no Espaço “Ay Carmela”, durante uma atividade com bandas e denúncias contra o fascismo e a intolerância ocorreu a agressão, sendo feridos quatro companheiros com facadas nos braços, barriga e cabeça, um deles até sofreu perfuração no crânio e foi submetido a cirurgia. Cabe ressaltar também que um dos agredidos é deficiente físico.
      Foram detidos pela polícia 5 “skinheads” com diversas armas (foto abaixo).
      Os “skinheads” Jorge Gabriel Gonzales, Milton Gonçalves do Nascimento Júnior, ambos de 20 anos, Raphael Luiz Dierings, de 18, e Rogério Moreira, de 23, foram presos em flagrante e o menor, que tem 17 anos, foi encaminhado para a Fundação Casa.
      Há algumas semanas atrás “skinheads” nazis (nazistas) também haviam pixado uma suástica em frente do espaço “Ay Carmela”.
      Fica mais uma vez evidente a necessidade urgente de um combate efetivo à ação violenta destes grupos “skinheads”. Têm de ser combatidos com toda a força e amplamente discutidos e problematizados. Minimizar a gravidade deste tipo de ação fascista que ocorre há muito em todo o mundo, atingindo uma série de grupos, é fechar os olhos para um problema que coloca em risco a liberdade de todos nós.»


Sem comentários:

Enviar um comentário