quarta-feira, 2 de março de 2011

Cinema Comunitário

      Todas as sextas-feiras haverá cinema comunitário no Porto, ora na Casa Viva ora na Terra Viva (a primeira e a terceira sessão serão na Terra Viva e a segunda e quarta sessão serão na Casa Viva)

      Este mês o tema será “E Depois do Petróleo, quê?” “O pico do petróleo e a transição para uma vida pós-carbono.
      O ciclo de cinema, de quatro sessões, começa já na próxima sexta (dia 4 de março) às 22H00 na Terra Viva. A entrada é livre.
      Nesta primeira sessão será exibido o documentário “O Fim dos Subúrbios” (117 minutos, 2004, EUA, inglês com legendas em português).
      Este é o primeiro documentário que estudou em profundidade os efeitos do pico do petróleo numa sociedade tão dependente da energia barata, como a norte-americana (Estados Unidos e Canadá).
      A partir da II Guerra Mundial os norte-americanos investiram muito da sua recém-criada riqueza nos subúrbios. O subúrbio prometeu uma sensação de acessibilidade, espaço, vida em família e ascensão social. Nos últimos 50 anos, à medida que a população do subúrbio explodiu o mesmo aconteceu com o estilo de vida suburbano, que se tornou uma parte indissociável da consciência norte-americana. O subúrbio, e todas as suas promessas, tornou-se o Sonho Americano.
      Quando entramos no século XXI, a sustentabilidade deste estilo de vida começa a levantar sérias preocupações. Com uma honestidade brutal e um toque de ironia, “The End of Suburbia” explora o Estilo de Vida Americano e as suas perspectivas, à medida que o Planeta se aproxima de um momento crítico, em que a procura global de combustíveis fósseis supera a oferta. O Pico Mundial do Petróleo e o inevitável declínio dos combustíveis fósseis está perante nós, argumentam neste documentário alguns cientistas e políticos.
      A Casa Viva está na Praça do Marquês, nº. 167 e a Terra Viva está na Rua dos Caldeireiros, nº. 213, ambas no Porto (Portugal).

      Para mais info segue as ligações da coluna dos Sítios a Visitar para “Casa Viva” e “Terra Viva”.

Sem comentários:

Enviar um comentário