sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Revolução dos Alimentos

      A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou ontem que os preços dos alimentos a nível mundial atingiram um novo recorde este último mês de janeiro, sendo o sétimo aumento consecutivo, devido à escalada no preço das matérias-primas.

      Os maiores aumentos verificaram-se nas matérias-primas relacionadas com os laticínios, com uma subida de 6,2%.
      Os preços já vinham subindo desde 2010, devido às secas e cheias que se fizeram sentir em vários pontos do planeta, causando danos graves nas plantações.
      Os preços elevados dos alimentos começaram já a repercutir-se um pouco por todo o planeta, designadamente, contribuindo para a escalada das tensões e dos protestos na Tunísia que levaram ao exílio do presidente no mês passado e às manifestações que ainda se fazem sentir nas ruas do Egito, onde os manifestantes exigem a demissão do presidente que, embora tenha já anunciado que não se irá recandidatar nas eleições de setembro, depois de mais de três décadas no poder, o povo não aceita e pretende uma demissão imediata.
      Todas estas grandes manifestações têm tido por base pequenas explosões sociais motivadas pelo aumento dos preços, como dos combustíveis mas, essencialmente, dos alimentos. Estaremos a assistir ao início de uma revolução mundial motivada pela comida?


Sem comentários:

Enviar um comentário