quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Passeata Neonazi

      Milhares de manifestantes impediram no passado sábado (19 de fevereiro), em Dresden (Alemanha), uma passeata de neonazis, erguendo barricadas e envolvendo-se em confrontos com a polícia, que não conseguiu impor o direito de manifestação da extrema-direita, direito esse que foi reconhecido pelos tribunais alemães.

      Centenas de neonazis que planeavam manifestar-se na capital da Saxónia em memória das 25 mil vítimas dos ataques aéreos dos aliados de 13 e 14 de fevereiro de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, acabaram por desistir da manifestação, e após conversações com a polícia, decidiram transferir a passeata para Leipzig, a mais de 110 quilómetros de distância.
      Antes da chegada a Leipzig do comboio que transportava os neonazis, a polícia teve de dispersar várias concentrações de manifestantes antifascistas que gritavam "fora com os nazis", “confrontaremos os novos e velhos nazis”, “no pasaran”.
      No ano passado, milhares de neonazis já tinham sido impedidos de desfilar em Dresden, em 13 de fevereiro, devido aos protestos de numerosos antifascistas.
      Este ano, a manifestação convocada pelo partido de extrema-direita NPD em Dresden atraiu apenas algumas centenas de neonazis, apesar de os tribunais terem autorizado o ato e determinado proteção policial contra as tentativas de bloqueio dos manifestantes antifascistas, igualmente anunciadas para Dresden.
      Milhares de antifascistas bloquearam durante várias horas as ruas em torno da estação ferroviária central de Dresden, para impedir o acesso dos neonazis ao local da concentração.
      A polícia tentou dispersar os antifascistas, utilizando cassetetes, canhões de água e gás lacrimogéneo, mas estes romperam o cordão policial, ergueram barricadas, danificaram automóveis, incendiaram contentores de lixo, apedrejaram o corpo de intervenção e lançaram foguetes contra os polícias.
      Cerca de 200 manifestantes antifascistas foram detidos, sob a acusação de ataques corporais e desobediência à autoridade.
      Antes dos confrontos, mais de 20 mil pessoas participaram em vigílias e protestos pacíficos contra a presença de neonazis na capital da Saxónia.
      Mais info, vídeos e fotos em:
      http://de.indymedia.org/


Sem comentários:

Enviar um comentário