O coletivo “Pão Rebelde” faz pão e vende-o a preço livre às quartas-feiras, na “Casa da Horta” (Rua de São Francisco, 12A, à Ribeira) e na “Casa Viva” (Praça Marquês de Pombal, 167), na cidade do Porto (Portugal).
O coletivo apresenta-se assim:
«Decidimos organizar-nos num coletivo porque nos parece importante organizar atividades juntos baseadas na amizade e responsabilidades partilhadas. A diferença é que nós funcionamos sem obrigações ou contratos. O dia do pão serve para partilhar a sabedoria que temos sobre o pão e outros temas, ou seja, não existe nem professor, nem aluno, mas todos nós somos professores e alunos.
O coletivo enquadra-se numa rede social, não nos limitamos a fazer pão, mas outras atividades também (construção de forno a lenha, conceção de compotas, pizzas populares, etc.)
Temos o hábito de ter um preço fixo e conformamo-nos a pagá-lo (se o nosso porta-moedas o permite) ou a deixa-lo (se o produto é demasiado caro para o nosso orçamento). Achamos importante que as coisas essenciais, tal como o pão, sejam acessíveis a todos, e esta é uma ocasião de nos confrontarmos com a possibilidade de outros sistemas.
Para facilitar este meio, um preço indicativo é dado, mas o que parece interessante é que se cada um de segundo os seus meios, a contabilidade equilibra-se, ou seja, permite a distribuição de um produto a todos os interessados. Contudo, temos noção que tudo isto se passa a uma escala individual, bem pequena. Se fôssemos a ver num âmbito mais alargado, teríamos que ter em conta outros fatores. Mas afinal de contas, acabamos todos por ser pequenos. Viva as formigas!»
Mais info em http://paorebelde.pegada.net ou na ligação permanete da coluna dos Sítios a Visitar sob a designação de Pão Rebelde.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário