sábado, 8 de janeiro de 2011

Encontro Latino Americano

      Decorrem até ao próximo dia 10 as inscrições no IX (9º) ELAOPA (Encontro Latino Americano de Organizações Populares), a realizar nos dias 22, 23 e 24, em São Paulo (Brasil).

      Este encontro surgiu pela primeira vez em 2003, como um espaço alternativo ao Fórum Social Mundial (FSM), não participando partidos políticos, ONG, nem representantes de governos; entidades estas, que diferem da realidade e das intenções das organizações populares.
      O ELAOPA pretende juntar, encontrar e articular a luta de organizações populares da América Latina, colocando-as como atoras a partir das suas necessidades, realidades, e anseios.
      O ELAOPA pretende ser um encontro catalisador da luta popular, com real independência de classe e, com objetivo de maior integração dos movimentos sociais nos diversos lugares da América Latina.
      Os anteriores encontros foram realizados no Brasil (2003), Bolívia (2004), Argentina (2005), Uruguai (2006), Chile (2007), Brasil (2008), Argentina (2009) e Uruguai (2010), participando organizações das mais diversas atividades: agrupações sindicais e sindicatos, coletivos culturais, grupos de teatro, movimentos de desempregados, movimentos de luta pela terra, coletivos feministas, centros sociais, ateneus, organizações camponesas, ecologistas, coletivos em defesa dos direitos humanos, entidades estudantis, etc.
      Um dos principais eixos que sempre tem movido os encontros tem sido a construção do poder popular, por uma perspectiva autónoma e de base, ou seja, desde baixo, capaz de resistir à opressão capitalista e criar alternativas de luta conjuntas, a partir da solidariedade entre os companheiros agredidos.
      A coordenação e articulação dos movimentos sociais são necessárias para que seja possível fortalecer a construção do poder popular a partir da participação de todos e desenvolver reflexões e análises coletivas que possam fornecer instrumentos e sugerir caminhos para a luta anticapitalista.
      A inscrição tem o valor de uma contribuição de 25 reais para suporte de alimentação e infraestrutura do lugar.
      O local do encontro será no Centro de Formação Campo Cidade do MST/Regional SP na cidade de Jarinú, Grande São Paulo.
      Inscrições e dúvidas pelo email: ixelaopa@riseup.net
      Mais info em: http://www.elaopa.org  


Sem comentários:

Enviar um comentário