sábado, 15 de janeiro de 2011

Anonymous & WikiLeaks

      Para este sábado, dia 15 de Janeiro, foi convocado um primeiro protesto global a favor da Wikileaks e da liberdade de expressão. As manifestações ocorrerão por diversas cidades.

      Os “Anonymous” portugueses, através do “Portugal Anónimo”, vão estar no sítio do costume: na Brasileira do Chiado (Lisboa).
      A seguir está um extrato das intenções dos “Anónimos” portugueses:
      «Desde o seu início, a Internet tem proporcionado novas formas para as pessoas em todo o mundo de exercer os direitos de liberdade de expressão, liberdade de imprensa e liberdade de reunião. Esses direitos não são simplesmente os benefícios de uma sociedade livre, são os próprios meios de preservar a liberdade da sociedade.
      O recente aumento da interferência do governo com estas liberdades coincide com o fracasso da média corporativa para cumprir o seu papel vital no controlo dos abusos das autoridades. Já a censura e abdicação dos jornalistas deixaram os cidadãos numa situação de incapacidade para responsabilizar os governos.
      “WikiLeaks” surge para preencher o vazio deixado pelos media tradicionais, garantindo a informação necessária aos cidadãos para responsabilizar os governos. E, mesmo assim, ainda não lhe foi reconhecida a proteção legal geralmente oferecida aos jornalistas. Em vez disso, a organização tem sido caluniada e o apoio monetário bloqueado por governos e corporações privadas.
      A causticidade dirigida à “WikiLeaks” demonstra um inquietante desprezo pelo princípio fundamental da livre troca de informações e ideias. Membros de uma sociedade livre não devem permitir que informações sejam reprimidas simplesmente porque são inconvenientes para os que estão no poder. Partilhamos a responsabilidade de defender as liberdades fundamentais.
      A hora de agir é agora. Somos anónimos, um movimento sem liderança que trabalha incansavelmente para combater todas as formas de censura na Internet a nível global por excesso de uso de filtros de conteúdos exigidos pelo governo. As nossas iniciativas incluem ações como as de apoiar grupos dissidentes no Irão, Zimbabué e na Tunísia, bem como em travar a batalha de informação altamente visível contra a Igreja da Cientologia.
      Estamos agora preparados para levar a luta para o cenário mundial. Juntem-se a nós em 15 de janeiro para o primeiro de uma série de protestos globais em defesa da liberdade de expressão e da “WikiLeaks”. Estejam connosco para defender as vossas liberdades.»
      Mais info nas seguintes ligações:
http://www.whyweprotest.net/en/
http://forums.whyweprotest.net/events/
e também na ligação permanente aos sítios da Wikileaks na coluna dos Sítios a Visitar, sob a designação de “Wikileaks Listas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário