terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ação de Solidariedade

      No passado dia 15 de janeiro, a Secção Portuguesa da A.I.T. realizou uma concentração de solidariedade em frente ao Hotel Vincci, na Baixa de Lisboa (a única unidade desta cadeia de hotéis em Portugal). Durante cerca de uma hora foram distribuídos comunicados a trabalhadores e clientes do hotel, assim como aos transeuntes. Exibiu-se ainda uma faixa e um cartaz onde se lia, respectivamente, “Face à exploração laboral não cruzes os braços! Organiza-te e luta!” e “Hotel Vincci-Granada explora e despede vítima de acidente laboral! Readmissão Manuel Puente!”.

      Esta ação respondeu a um apelo do sindicato CNT-AIT de Granada (Espanha) para a realização de concentrações no dia 15 de Janeiro em frente a hotéis da cadeia Vincci, em solidariedade com o seu membro Manuel Puente, que foi despedido pelo Hotel Vincci de Granada, quando se encontrava de baixa, após ter sofrido um acidente laboral. Esta cadeia de hotéis tem unidades sobretudo em Espanha, mas também na Tunísia, Estados Unidos e Portugal.
      Texto do comunicado distribuído em:
      http://ait-sp.blogspot.com/2011/01/o-hotel-vincci-explora-e-despede.html
      Manuel Puente, membro do sindicato CNT – Confederación Nacional del Trabajo (secção da AIT em Espanha) trabalhava há mais de sete anos no hotel Vincci de Granada, e sofreu um acidente de trabalho que lhe provocou lesões físicas que o impedirão de trabalhar durante vários anos.
      A prática laboral desta cadeia de hotéis destaca-se pelos despedimentos premeditados nos últimos meses, pelo recurso reiterado a empresas de trabalho temporário em detrimento do emprego fixo e pelo incumprimento sistemático do acordo coletivo do sector. Mas destaca-se fundamentalmente pelos níveis cada vez maiores de exploração exercida sobre os trabalhadores, que se vêem obrigados a trabalhar horas extraordinárias, em funções diferentes daquelas para as quais foram contratados e sujeitos a todo o tipo de agressões contra os direitos mais básicos de qualquer trabalhador.
      Mais info na ligação permanente da coluna dos “Sítios a Visitar” sob a designação de “A.I.T. - Sec. Portuguesa”


Sem comentários:

Enviar um comentário