sábado, 11 de dezembro de 2010

Manif em São Paulo

      Decorreu ontem (sexta 10; dia Internacional dos Direitos Humanos) uma manifestação de protesto e solidariedade para com Mumia Abu-Jamal, por iniciativa de um grupo de ativistas libertários e anarco-punks.
      O protesto-concentração aconteceu em frente ao Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, numa das áreas mais vigiadas e controladas da cidade.
      Distribuíram-se centenas de folhetos para a "multidão" de pessoas que estavam na fila do consulado para tirar o visto de entrada naquele país e os transeuntes daquela região. Os manifestantes também improvisaram uma batucada e ostentavam faixas e cartazes com as fotos de Mumia e frases de protesto.
      O ato contou também com grande número de agentes policiais fardados e à paisana, com viaturas e motos, a maioria dos polícias estava armado e assediava os manifestantes com perguntas e fotografias. Um dos polícias chegou mesmo a exigir que os ativistas abrissem as suas mochilas para verificar, disse, se havia bombas ou drogas.
      Apesar do ambiente hostil a manifestação ocorreu sem incidentes.
      Durante o protesto o cônsul Geral dos Estados Unidos de São Paulo recusou-se a receber uma carta em português da Rede informal de apoio e solidariedade ao preso político afro-americano Mumia Abu-Jamal endereçada ao presidente Barack Obama, que solicitava que se pronunciasse por um novo julgamento de Mumia Abu-Jamal e contra a sua execução, bem como de todos os homens, mulheres e crianças condenados à morte no Mundo.
      De negativo assinala-se a ausência de muitas pessoas, sobretudo do movimento negro e anarquista, mas como disse uma ativista: “aposto que o Mumia ficará feliz de saber que fizemos isso por aqui”.
      Já hoje, no Espaço Moinho Negro, na Rua Marcílio Dias, nº. 1463, em Porto Alegre/RS, é exibido o filme “Na Prisão a Minha Vida Toda” que é um documentário sobre os 29 anos de prisão e corredor da morte de Mumia Abu-Jamal. Seguir-se-á debate sobre o abolicionismo penal.
      Mais info na ligação permanente na coluna dos “Sítios a Visitar” sob a designação de “Anarcopunk” ou diretamente em: http://www.anarcopunk.org/mumialivre


Sem comentários:

Enviar um comentário