quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Luta na Grécia

      Ontem, mais uma Greve Geral na Grécia, com fortes protestos e paralisação dos transportes aéreos, marítimos e ferroviários, o que reduziu a atividade económica ao mínimo em todo o país.

      Mais uma vez os gregos aderiram em massa a uma Greve Geral decretada para protestar contra o pacote de austeridade e duas reformas do mercado de trabalho aprovadas no Parlamento.
      Estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham tomado as ruas de Atenas, participando em confrontos violentos com a polícia grega. Os distúrbios surgiram quando milhares de pessoas se reuniram no centro da cidade, na Praça Syntagma, próxima ao Parlamento, para protestar contra as medidas de austeridade e reformas.
      Gritavam: "Ladrões. Ladrões. Devolvam o dinheiro do povo", "Não pagaremos. Não pagaremos. Que seja a plutocracia que pague".
      Os polícias atacaram os manifestantes com gás lacrimogéneo e bombas de efeito moral e os manifestantes contra-atacaram com coquetéis molotov, pedras da calçada e outros objetos. Vários pequenos incêndios foram registados no centro de Atenas; carros de luxo, um veículo da polícia e a fachada de dois dos principais hotéis de luxo da capital grega foram atacados com bombas caseiras.
      Uma área do Ministério das Finanças foi incendiada com coquetéis molotov, bem como o primeiro andar de um edifício estatal na praça Syntagma.
      O ex-ministro dos Transportes e ex-comissário europeu, o conservador Kostis Hatzidakis, foi agredido pelos manifestantes quando caminhava por uma das avenidas do centro da cidade.
      Algumas dezenas de manifestantes tentaram ocupar o prédio do sindicato GSEE, que é controlado pelo partido PASOK (partido "socialista" grego, no poder) e que na prática apoia as medidas de austeridade.
      Próximo da reitoria da Universidade de Atenas, a cerca de 400 metros do Parlamento, os polícias foram recebidos com uma chuva de pedras e responderam com gás lacrimogéneo e cassetetes.
      Os confrontos entre os manifestantes e a polícia ocorreram corpo-a-corpo pelas avenidas e pelas ruas adjacentes da Universidade.
      Os manifestantes também atearam fogo a dezenas de contentores de lixo e partiram montras de lojas e agências bancárias.
      Em Tessalónica também houve enfrentamentos entre manifestantes e as forças da ordem em frente à sede da autoridade regional, ponto de concentração dos milhares de manifestantes.
      Vê fotos e vídeos na seguinte ligação:
http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=1237676


Sem comentários:

Enviar um comentário