sábado, 4 de dezembro de 2010

Congresso CNT

      Decorre desde hoje e até ao dia 8 de dezembro, em Córdoba (Espanha) o 10º Congresso da CNT, no qual mais de 500 delegados, representando cerca de 120 sindicatos da Confederação, discutirão propostas e alternativas para os novos desafios impostos pela versão mais descarnada de um Capital que está agredindo com toda a sua força os direitos e necessidades básicas da classe trabalhadora.

      Para a CNT, a realização deste congresso é um motivo particularmente importante, pois é realizado quando a organização anarco-sindicalista comemora os seus 100 anos de existência. Um século de lutas, repleto de companheiros e companheiras que foram construindo com as suas vidas e energia, o ideal libertário. Um século de acertos e também de erros, mas sempre repleto com a convicção de que a classe trabalhadora pode criar uma sociedade diferente desde a ação direta, a solidariedade e a autogestão.
      Uma sociedade para as pessoas e não para o dinheiro.
      Apesar do tempo decorrido, as premissas do anarco-sindicalista e as suas análises da sociedade e do trabalho, permanecem atuais.
      «Ainda que não faltem vozes interessadas para dizer que não existimos, seguimos trabalhando todos os dias para levar os nossos princípios à prática. A ação sindical que levamos a cabo demonstra, apesar das restrições impostas sobre nós, que é possível um sindicalismo além da armadilha das eleições sindicais, sem liberados, sem subsídios, com base no apoio mútuo e na solidariedade, e não na inerte "representatividade".»
      Mais info em: http://cnt.es/xcongreso

Sem comentários:

Enviar um comentário