quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Confrontos em Londres

      Milhares de estudantes e polícias britânicos enfrentaram-se hoje, com violência, junto ao parlamento em Londres, durante uma manifestação contra o aumento das propinas universitárias, no dia de votação pelos deputados da proposta governamental de aumento.

      Agentes da polícia a cavalo carregaram sobre uma das frentes da manifestação.
      O protesto começou nas ruas de Londres pelas 13 horas, rodeado por fortes medidas de segurança, com centenas de agentes de polícia equipados com capacetes e veículos estacionados nas ruas em redor.
      A multidão acabou por se concentrar na praça junto ao parlamento, onde a polícia acabou por formar um perímetro de segurança com polícia de intervenção e agentes montados a cavalo.
      Dos cartazes e palavras de ordem do início, os manifestantes mais tarde passaram a acender foguetes luminosos e a lançar objectos, aos quais a polícia respondeu com empurrões.
      Fora do perímetro de segurança, grupos de jovens discutiam formas de furar o cordão policial, mas os planos foram desfeitos pela chegada de mais agentes.
      Vários manifestantes foram detidos e pelos menos dois polícias ficaram feridos, um dos quais com gravidade.
      A maior parte dos participantes na manifestação eram alunos do ensino secundário, preocupados com o aumento das propinas e também com a violência policial.
      Recorde-se que governo britânico pretende subir o valor anual das propinas nas universidades das actuais 3290 libras (3840 euros) para 6000 libras (7000 euros) e, em alguns casos, para 9000 libras (10500 mil euros).
      Esta é já a segunda semana de protestos dos estudantes, que antes já tinham entrado em confronto com a polícia.
      Os aumentos acabaram por ser aprovados por 323 votos a favor e 302 contra.


Sem comentários:

Enviar um comentário