terça-feira, 2 de novembro de 2010

Os Pacotes Gregos

      Hoje mesmo a polícia grega anunciou ter encontrado 5 pacotes bomba armadilhados, com destino às embaixadas do Chile, Suíça, Bulgária, Rússia e Alemanha.

      Os destinados às representações do Chile, da Bulgária e da Alemanha foram desativados e os destinados às representações da Suíça e da Rússia explodiram, não causando vítimas.
      A polícia grega desativou ainda outros dois pacotes no aeroporto de Atenas, com destinos à Europol, na Holanda, e ao Tribunal Europeu de Justiça, no Luxemburgo.
      Na Alemanha foi desativado um outro pacote, na chancelaria, destinado a Ângela Merkel, afirmando-se que o pacote tinha origem na Grécia, tendo sido enviado dois dias antes.
      De acordo com fonte policial, os pacotes continham livros e estes continham os artefactos explosivos camuflados.
      Anteriormente, havia já a polícia grega detetado outros pacotes destinados às embaixadas do México, da Holanda e da Bélgica, bem como um pacote destinado ao presidente francês Nicolas Sarkozy.
      A embaixada de Portugal em Atenas foi esta tarde evacuada, devido a um pacote suspeito deixado junto à porta de entrada.
      A polícia grega diz estar focada na hipótese de a autoria pertencer a um único grupo mas os investigadores policiais dizem ainda ser difícil apontar uma organização concreta, num país com tanto ativismo contestatário.
      Segundo Theodoros Papatheodorou, professor de criminologia na Universidade do Peloponeso, estes atos seriam essencialmente simbólicos pretendendo apenas "chamar a atenção da opinião pública a nível europeu" e "denunciar a crise" que castiga o continente e especialmente a Grécia.
      Entre os quatro pacotes intercetados esta segunda-feira, dois foram descobertos em agências de entregas expresso, e outros dois em posse de dois indivíduos que foram detidos imediatamente, sendo um deles um estudante de química, com 22 anos. Afirma-se que ambos os indivíduos estavam armados.
      E assim têm os mass media vindo a colar estes pacotes bomba a outras ações em Atenas, tudo colando a grupos que classificam de extremistas anarquistas e/ou de esquerda.


Sem comentários:

Enviar um comentário