sábado, 9 de outubro de 2010

O Julgamento de Ferrer

      Num dia como o de hoje (9 de outubro) mas do ano de 1909, no interior da prisão “Modelo” de Barcelona (Espanha), Francisco Ferrer é julgado em tribunal marcial (conselho de guerra) pela sua suposta responsabilidade na “Semana Trágica de Barcelona”.

      O julgamento foi rápido e, de acordo com as instruções da monarquia clerical espanhola, Ferrer foi condenado à morte, o que viria a acontecer quatro dias depois, por fuzilamento, nos fossos de Montjuich, a 13 de outubro.
      A “Semana Trágica” consistiu num grandioso protesto ocorrido em Julho desse mesmo ano de 1909, iniciado contra o envio de tropas para Marrocos, tendo a organização “Solidaridad Obrera” lançado um apelo à greve geral o que veio a engrandecer os protestos ao ponto de ser decretada a lei marcial de estado de sítio, levantando-se barricadas nas ruas com confrontos armados que terminaram com a morte de 104 civis, 4 soldados e 4 membros da Cruz Vermelha.
      A Igreja, principal sustentadora da reação, foi também a principal visada nos acontecimentos, tendo os manifestantes incendiado 18 igrejas e 49 conventos e colégios religiosos. A monarquia clerical inflama-se contra os anarquistas e, sem conseguir obter resultados condenatórios que satisfaçam a sede de vingança, dirigem a sua atenção contra o pedagogo libertário Ferrer que foi considerado o culpado dos acontecimentos, fuzilando-o.
      A Foto abaixo é a do julgamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário