quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Greve de Fome de Presos Mapuches

      Enquanto se resgatam os mineiros enterrados no Chile, não se presta atenção a outras situações, também trágicas, nesse país.

      No sul do Chile e ainda na Argentina, existe um povo ancestral chamado “Mapuches” que, no seu idioma, o Mapudungun, significa “a gente da Terra”. O território deste povo abarcava boa parte do Chile e da Argentina, estando estes dois Estados a arrebatar, durante séculos, as terras ancestrais deste povo, por conquistas, expropriações e burlas, empurrando-os para um pior território.
      Para além da terra-território, o povo Mapuche foi também perdendo a sua cultura, a sua forma de organização comunitária, o seu idioma e a sua religião. O povo foi relegado à pobreza, ao racismo e à exclusão.
      Na concessão espiritual deste povo há um laço estreito entre a Natureza e a comunidade mas os Estados, as multinacionais e os proprietários de terras, estão a contaminar e a sobre explorar a terra deste povo que também, na sua história, foi rebelde por amar a liberdade, tendo se sublevado em diversas ocasiões contra os seus opressores, sendo sempre fortemente reprimidos com assassinatos, execuções, prisões e torturas.
      Os presos, oriundos deste povo Mapuche estão acusados de terrorismo contra o Estado Chileno e encarcerados por defenderem o seu povo e território de vida, tendo completado 78 dias de greve de fome por, como dizem: «La dignidad, por la justicia, por un juicio justo y final de la ley antiterrorista.»


Sem comentários:

Enviar um comentário