segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Feira do Livro de Santiago de Compostela

      No passado fim-de-semana (de 9 a 11) decorreu a 1ª Feira do Livro Anarquista de Santiago de Compostela, na Galiza (Espanha).

      Durante os três dias do evento houve sempre uma boa presença de público num ambiente muito agradável.
      Assistiram companheiros da AIT do Porto e de Lisboa e distribuidoras como “Corsárias”, FIJA (Federação Ibérica de Juventudes Anarquistas), União Libertária do Ferrol, editora Estaleiro, Aldarull de Barna, a FAL (Fundação Anselmo Lorenzo), editora Praxe de Compostela e a CNT de Compostela, que organizou a Feira.
      Logo no primeiro dia (quinta-feira 9), com um numeroso público, o companheiro Eliseo Fernández apresentou "O atraso político da Galiza", último livro de Félix Rodrigo Mora, editado pela União Libertária de Ferrol, que nos explicou o porquê da obra, que faz uma dura crítica às teses de Xosé Manuel Beiras, desenvolvidas no seu livro e que tanta transcendência tiveram no pensamento político posterior, nomeadamente no nacionalismo e que precisam de uma profunda revisão, para que se recupere uma nova perspectiva libertária.
      No segundo dia (sexta-feira 10), o companheiro Xavier Valle apresentou diante de mais de cinquenta pessoas o livro comemorativo do centenário da CNT "Cien imágenes para un centenário", editado pela FAL. Através de imagens o companheiro fez um percorrido pela história do anarco-sindicalismo mesmo antes da existência da CNT, com a chegada de Fanelli ao Estado espanhol e a criação da 1ª Internacional, depois passou a contar-nos as múltiplas vicissitudes pelas quais teve que atravessar a organização, a criação do "Solidaridad Obrera" em Barcelona, o Congresso de fundação da CNT, a organização dos Sindicatos únicos, a época da República, a Revolução social e a guerra civil, a repressão posterior, a guerrilha urbana e rural, o relançamento da CNT após a morte de Franco, os encontros de Monjüic e Sebastián de los Reyes, o caso Scala, até chegarmos à atualidade.
      No terceiro dia (sábado 11), à tarde, pois a maior parte do público quis assistir à manifestação do setor florestal da CNT, Miguel, da editora de Barcelona Aldarull, também com a presença de numeroso público composto por mais de cinquenta pessoas, fez a apresentação da obra coletiva "La Comuna de los Balcanes. Los levantamientos de Macedonia y Tracia de 1903". O companheiro relatou o conteúdo da obra que trata os levantamentos anarquistas nesta região tão próxima, mas tão esquecida pelo Ocidente.
      Mais adiante, a Sociedade Secreta “La Felguera” apresentou, às 18 horas, uma das suas últimas edições: "Motherfuckers! De los veranos del amor al amor armado", obra polémica de caráter contra-cultural, onde se narra os acontecimentos vividos na década dos anos 60 e 70 nos Estados Unidos por parte dos “Moterhrfuckers”, organização libertária que criou grandes problemas à polícia estadunidense e que foi a origem de algumas outras organizações e contemporânea de alguns grupos mais conhecidos por como os “Black Panters”.
      Mais tarde, às 20 horas, realizou-se uma mesa redonda onde a FAL, Aldarull, La Felguera e Estaleiro, apresentados pelo companheiro Martim de Compostela, questionaram diversas atuações da edição e distribuição do mundo alternativo libertário, esta mesa redonda também foi seguida com muito interesse por parte do público que assistia à Feira, pois são problemas quotidianos.
      Por fim, ainda escutamos o violino do companheiro Brais para finalizar esta primeira feira.
      Para mais info e imagens segue a ligação da coluna dos “Sítios a Visitar” com a denominação de “CNT Galiza”.


Sem comentários:

Enviar um comentário