quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Companheiro em Israel

      Shir Regev, de 20 anos, reside em Tuval, no norte de Israel, e é um anarquista, ativista anti-ocupação e objetor de consciência.

      Regev foi detido pela primeira vez em 2 de março passado por se negar a servir no sistema militar israelita e, por isso, condenado a 20 dias de prisão. Posteriormente, no dia 24 de março, recebeu a sua segunda sentença de prisão, 10 dias de cadeia.
      Agora, em 14 de julho, foi condenado pela terceira vez a 34 dias de prisão.
      Este companheiro será libertado na próxima sexta, dia 13 de agosto de 2010.
      Na sua declaração de recusa em servir o exército, Shir Regev escreveu:
      «Acredito que seja meu dever repudiar e recusar efetivamente a minha incorporação num exército cujo objetivo principal é a ocupação policial, para a manutenção da "ordem de Israel", impondo-a aos palestinos indefesos, aos quais é negada a cidadania. E qual é essa "ordem de Israel"? É um processo contínuo, com efeitos há mais de 42 anos, incluindo um regime militar, que nega à comunidade palestina o acesso a terras, água, culturas agrícolas e minérios. Um processo que implica, também, a poluição das suas terras e das suas nascentes, juntamente com a busca de colonos que vivem nas mesmas áreas, no âmbito de um sistema separado de leis, aparentemente democrático. E nem menciono a violação dos mais básicos direitos humanos palestinos, como negar a sua liberdade de movimento, causando traumas, incluindo massacres em massa, sem a devida investigação de alegados crimes de natureza grave, reconhecido na lei israelita. Esses atos, realizados num território sob ocupação militar, também constituem crimes de guerra e outras violações do direito internacional.
      Desde que obtive o perfil médico de aptidão como "soldado de combate", quando me apresentei, ao exército, não há dúvida nenhuma de que teria sido enviado para servir esse "sistema mafioso", que não tem quase nada a ver com o papel designado pela IDF, de "Forças Defensivas".
      Este é um exército que serve interesses em que eu não acredito. Portanto, no dilema entre fazer tal serviço militar e obedecer à minha consciência, não tenho nenhuma dúvida sobre a minha decisão.
      Chegará o dia em que a minha decisão será apreciada pelas pessoas que hoje negam a terrível realidade: a de que nós, como sociedade, estamos criando para outro povo e os danos que estamos causando nas almas de muitos jovens israelitas que podem não estar cientes da degradação moral em que participam.»
      Se quiseres escrever alentando este companheiro, escreve pelo correio para:
      Shir Regev
      Military ID 5966205
      Military Prison No. 6
      Military Postal Code 01860, IDF
      Israel
ou através do fax: Fax: +97249540580.
      Uma vez que as autoridades da prisão bloqueiam frequentemente os e-mails como forma de rechaçar os objetores de consciência, recomenda-se que envies as tuas cartas de apoio e encorajamento através do e-mail: messages2prison@newprofile.org, eles serão impressos e entregues durante as visitas.
      Podes também enviar cartas de protesto às autoridades e às embaixadas de Israel, assim como apelos à libertação imediata do objetor de consciência Shir Regev e de todos os outros presos objetores de consciência naquele país. As cartas por e-mail para o Ministro Israelita da Defesa, Ehud Barak, podem ser enviadas através de: http://wri-irg.org/node/10559.


Sem comentários:

Enviar um comentário