segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Anarquismo e Educação

      O livro “Anarquismo e Educação – Proposta Sociopolítica da Pedagogia Libertária”, organizado por F. J. Cuevas, já pode ser baixado da internet, em Castelhano.

      Lançado originalmente em 2003, pela Fundação de Estudos Libertários Anselmo Lorenzo (FAL), a obra de Cuevas está dividida em quatro capítulos: os dois primeiros resumem, de forma curta e precisa, os fundamentos teóricos e a prática revolucionária do anarquismo em tempos recentes; um terceiro penetra nas teorias anarquistas da educação e o quarto ocupa-se das experiências concretas de pedagogia libertária e antiautoritária.
      A proposta educativa anarquista não morreu, ainda está aí para quem quiser usá-la adaptando-a aos novos tempos, o que está morto (ou quase) são os desejos de utilizar as abordagens revolucionárias na educação. Hoje há muito mais interesse pelos enfoques micro, psicologistas e tecnicistas na educação, do que por se fazer grandes perguntas acerca da finalidade e do sentido da formação humana.
      Portanto, a partir deste pequeno estudo, o autor quer trazer um grão de areia para demonstrar as potencialidades que têm as ideias anarquistas na educação, com a ideia de ir amadurecendo uma proposta para o século XXI de pedagogia libertária que utilize a via dos movimentos sociais para expandir a sua ação cultural transformadora.
      Baixa o livro aqui: http://periodicohumanidad.files.wordpress.com/2009/01/francisco-cuevas-noa-anarquismo-y-educacion.pdf


Sem comentários:

Enviar um comentário