terça-feira, 22 de junho de 2010

Projeto Luther Blissett

      Luther Blissett é um indivíduo que não existe e, no entanto, é conhecido em muitos países pelas suas ações, escritos, músicas, etc.

      Luther Blissett é um pseudónimo, inicialmente criado por um grupo de indivíduos, mas que rapidamente passou a ser livremente utilizado por inúmeras pessoas em diversos países, como “hackers”, ativistas e operadores culturais, desde 1994.
      Este indivíduo virtual até tem fotografia, a oficial é a que abaixo se reproduz.
      Sob este nome são organizadas heterodoxas campanhas de contra-informação, de descrédito dos meios de comunicação de massas que procuram e promovem o sensacionalismo, bem como se organizam campanhas de solidariedade a vítimas de repressão.
      Tudo começou com um Luther Blissett que divulgou várias notícias falsas aos órgãos de comunicação, jornais e televisão, que as reproduziram e exploraram, convidaram comentadores e especialistas das áreas, sendo posteriormente informados da falsidade das notícias, deixando assim em ridículo tais órgãos.
      Em 2000 surgiu ainda um novo grupo que utilizou o pseudónimo de Wu Ming (que significa “anónimo” em chinês mandarim).
      O grupo original do projeto Luther Blissett chegou a publicar, sob tal pseudónimo, livros, dos quais, encontram-se traduzidos em português, “Q, o caçador de hereges” e “Guerrilha Psíquica”.
      Para além dos escritos em diversas línguas e países, há ainda projetos musicais e discos editados.
      Mais informação e “download” das músicas no sítio dos referidos projetos, cujas ligações estão na coluna dos “Sítios a Visitar” sob a designação de “Proj. Luther Blissett Proj.” e “Proj. Wu Ming”.
      A seguir está uma citação de Luther Blissett:
      «Os escravos do século XXI não precisam ser caçados, transportados e leiloados através de complexas e problemáticas redes comerciais de corpos humanos. Existem muitos formando filas e implorando por uma oportunidade de trocar as suas vidas por um salário de miséria. O "desenvolvimento" capitalista alcançou um tal nível de sofisticação e crueldade que a maioria das pessoas no mundo têm de competir para serem exploradas, prostituídas ou escravizadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário