quarta-feira, 2 de junho de 2010

Prémio Camões 2010

      No passado dia 31 de Maio, em Lisboa, foi atribuído o Prémio Camões 2010 ao escritor brasileiro Ferreira Gullar (1930-).

      Ferreira Gullar é o pseudónimo de José Ribamar Ferreira.
      O prémio Camões foi criado em 1988 pelos governos português e brasileiro, distinguindo todos os anos escritores lusófonos.
      Ferreira Gullar é o 22º galardoado, com o prémio de 100 mil euros (pago a meias por Portugal e Brasil), considerado o maior prémio literário da Língua Portuguesa.
      O prémio de 2006 foi atribuído ao escritor Luandino Vieira, o qual, pela primeira vez na história do prémio, recusou receber os 100 mil euros, alegando, tão-só “razões pessoais, íntimas”.
      Na ocasião aventaram-se alguns motivos para a recusa de Luandino, como o facto de se ouvirem muitas vozes críticas questionando a existência de uma certa rotatividade e do prémio ser atribuído atendendo a critérios não meramente literários.
      O escultor português José Rodrigues, dono de um convento em Vila Nova de Cerveira (Norte de Portugal), onde o angolano-português Luandino se isolou há cerca de 10 anos, comentou na ocasião que a decisão de Luandino não o “surpreendia minimamente” em face do seu modo de vida “despojado”, supondo ser esse o motivo da recusa do prémio.
      Ferreira Gullar é, entre muitas outras coisas, poeta. Abaixo se reproduz um extracto do seu “Poema Obsceno”.
      «Façam a festa
      cantem e dancem
      que eu faço o poema duro
      o poema-murro
      sujo
      como a miséria brasileira»
      Ligação para o sítio oficial do poeta:
      http://literal.terra.com.br/ferreira_gullar/


Sem comentários:

Enviar um comentário