sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Espécie Humana


      A espécie humana está a ficar cada vez mais homogénea e só surgirão variações quando esta espécie colonizar outros planetas.

      Esta é uma afirmação de Jonathan Marks, antropólogo norte-americano e professor na universidade da Carolina do Norte que esteve recentemente em Portugal num ciclo de conferências subordinadas ao tema de “Biodiversidade e Sociedade” na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
      Este antropólogo afirma ainda que as diferenças biológicas entre seres humanos são "imaginárias", e que "os próximos passos na evolução biológica terão a ver com a saída do planeta Terra", pois "no presente, estamos a ficar cada vez mais parecidos uns com os outros, biológica e culturalmente".
      Só voltará a haver diversidade biológica quando houver "populações pequenas, isoladas, que irão em direcções genéticas aleatórias e se adaptarão, através da selecção natural, a ambientes que neste momento nem conseguimos imaginar".
      Este antropólogo acredita que pensar a espécie em termos de divisões raciais é uma ideia enganadora e que essas são "diferenças biológicas imaginárias". A título de exemplo, afirma que "a biologia dos portugueses é uma questão artificial" visto que a composição da população resulta de "fronteiras e migrações construídas ao longo da História".
      Quanto aos conflitos nas sociedades humanas, Jonathan Marks diz que têm a ver com "limites e disputas culturais, não com questões biológicas", indicando que nos Estados Unidos, a história de problemas raciais relaciona-se com "a negação de igualdade e paridade económica, de direitos políticos, a pessoas de ascendência africana".

Sem comentários:

Enviar um comentário