quinta-feira, 29 de abril de 2010

Partido Pirata Português

      O Movimento para a criação do Partido Pirata Português (PPP) encontra-se em fase de angariação das 7.500 assinaturas necessárias para poder tornar-se um partido político.

      Este Movimento (futuro partido) pretende encabeçar em Portugal a luta pela livre partilha de ficheiros “online”.
      Os membros do movimento explicam que estão a ultimar o seu manifesto e os seus estatutos, afirmando estar para “muito breve” a conclusão dos mesmos.
      Atualmente o movimento conta com 230 membros registados no seu fórum de discussão.
      Os membros acreditam que "apesar de não registados, ou não "piratas", os apoiantes da causa do PPP são certamente a maior parte dos portugueses e, principalmente, as vítimas diárias (…) do sistema de patentes e da legislação sobre os direitos de autor".
      Na luta pela defesa do “download”, organizam-se em vários grupos de trabalho procurando dar apoio àqueles que já se encontram mais sensibilizados para "os ataques" aos assuntos que defendem.
      A ação passará depois, quando estiver finalizado o manifesto do partido, por uma campanha massiva para recolha de assinaturas e a procura de um "impacto maior na sociedade em geral".
      O movimento surgiu numa tentativa de "importar" para território nacional da ideia original do Partido Pirata Sueco, que já conta com assento parlamentar, e começou com a criação de um fórum em 2007.
      Atualmente a colaboração com as organizações internacionais "é feita em grande parte com recurso a fóruns online de discussão de ideias e troca de experiências", explica o PPP, acrescentando que o "primeiro passo para estabelecer uma base comunicativa mais sólida foi dado nos dias 16 a 18 de abril últimos, com a conferência do Partido Pirata Internacional" - onde foram discutidos e aprovados os estatutos desta organização e eleitos os membros do conselho diretivo.
      Mais info em: http://partidopiratapt.eu/

Sem comentários:

Enviar um comentário