terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ação na Grã Bretanha

      Com a participação de quase mil pessoas de toda a Europa, no passado dia 15 de fevereiro, realizou-se com êxito a ação direta de bloqueio da sede principal do Sistema de Armas Atómicas (AWE na sua sigla em inglês), situada em Aldermaston, no Berkshire, a sudoeste de Londres.

      A ação prolongou-se desde o princípio da manhã até às 14 horas aproximadamente, com cortes no trânsito das ruas envolventes, bloqueios dos acessos da AWE e acorrentamento coletivo.
      A polícia britânica agiu com energia e teve que utilizar diversos instrumentos para cortar as correntes, tubos e outros utensílios que os manifestantes utilizaram para mostrar a sua determinação para acabar definitivamente com este símbolo de morte e desperdício que representam as armas nucleares.
      A polícia deteve 24 pessoas, mas elas foram libertadas aos poucos, cremos que sem problemas. Cinco pessoas conseguiram penetrar no complexo militar.
      «Este é o maior bloqueio feito desde há muitos anos e reflete o facto de que a maioria da população está contra que o Reino Unido possua armas nucleares» disse uma ativista, acrescentando que a «AWE é responsável pelo desenho, fabricação e manutenção da nova geração de armas nucleares do Reino Unido. Todos os milhões de euros mal gastos neste tipo de atividades deveriam ser investidos na sociedade, e em verdadeiros recursos que promovam e construam uma sociedade sem desigualdades e pacífica. São armas nucleares do Ocidente, armas nucleares da OTAN, armas de destruição massiva que também merecem ser destruídas porque colaboram para a manutenção da desordem mundial que tantas injustiças geram. Uma vez mais denunciamos como desde o nosso mundo rico e supostamente civilizado se prepara a destruição do resto. Uma vez mais, constatamos que a guerra está mais próxima de nós do que parece.», explica outro ativista antimilitarista.
      As imagens estão disponíveis em:
      http://www.flickr.com/photos/cnduk/

Sem comentários:

Enviar um comentário