quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Exército Negro

      O Exército Negro foi um grupo de combatentes formado por milhares de insurgentes ucranianos libertários que, junto com Nestor Makhno, se recusaram a submeter-se ao governo bolchevique russo após o golpe conhecido como a revolução de Outubro de 1917, tendo dado início à Revolução Ucraniana na qual combateram o Exército vermelho orientado pelo Partido Comunista Russo, vindo, por fim, a ser derrotados em face da maior força da União Soviética (URSS).

      O anarquista Nestor Makhno iniciou este movimento numa pequena localidade rural ucraniana, onde obteve grande adesão local dos camponeses e aí tentou implantar o comunismo libertário, designadamente, através da milícia armada, expropriando os latifúndios e dividindo-os entre os camponeses mais pobres.
      As acções de Makhno fizeram com que o seu movimento rapidamente se alastrasse às regiões vizinhas, tendo chegado à urbe de Kiev.
      Decorria em simultâneo a Revolução Russa de 1917 a 1921.
      Em baixo estão duas fotografias da época, sendo a primeira de um grupo de elementos do exército com as suas armas e a seguinte com Nestor Makhno ao centro, rodeado de outos elementos do Exército Negro.







Sem comentários:

Enviar um comentário