terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Roubem!

      Um padre britânico, Tim Jones, aconselhou os seus fiéis, durante um sermão, a roubarem, explicando que, pese embora o “sétimo mandamento” diga que “não roubarás”, a atitude da sociedade não deixa outra opção a não ser a prática do crime.

      O padre explicou ainda que os fiéis deveriam roubar nas grandes superfícies e não nas pequenas lojas.
      Tim Jones disse à BBC que “Não dou este conselho porque penso que roubar seja uma boa coisa ou porque penso que não faz mal a ninguém, porque nenhuma é verdade, mas a sociedade cria uma situação em que não deixa outra opção que não seja o crime”.
      Estas afirmações suscitaram imediata polémica e o padre acabou por vir dizer que afinal o que pretendia não era apelar ao roubo mas tão-só encorajar as pessoas a darem mais àqueles que mais necessitam antes que fiquem desesperados.
      Este padre, para além da sua estúpida crença, é um indivíduo que se depara com os problemas reais da sociedade e que acabou por dizer o que deveras queria dizer, porque é o resultado da sua percepção do real. Mais tarde o peso da hierarquia e da sociedade fizeram-no mudar o sentido do discurso mas que o disse, disse, porque não é cego nem surdo, apenas não tem a coragem suficiente para enfrentar as consequências daquilo em que agora acredita, porque a realidade se lhe tornou mais pesada que a sua crença no extraterrestre que afinal nada faz para ajudar aqueles que cada vez mais necessitam de justiça e de uma vida minimamente decente.




Sem comentários:

Enviar um comentário