sábado, 19 de dezembro de 2009

Cocktail Molotov

      O Cocktail Molotov é uma arma incendiária muito simples de fazer e acessível a todos.
      Actualmente é muito utilizada em protestos e guerrilhas urbanas mas já foi utilizada intensamente em guerras.
      A primeira vez de que há notícia da sua utilização é na Guerra Civil Espanhola de 1936/39 com o propósito de atacar os tanques mas veio a tornar-se famosa na Segunda Guerra Mundial, na Finlândia, também como arma anti-tanque contra o exército soviético.
      O nome advém de um diplomata russo de apelido Molotov.
      Para fazer uma arma destas basta com utilizar um líquido inflamável, como petróleo ou gasolina, e eventualmente um outro qualquer agente, misturado, que melhore a aderência do combustível ao alvo.
      A mistura ou o líquido são inseridos numa garrafa de vidro e, no gargalo, é colocado um pano embebido no próprio líquido inflamável, que serve como pavio.
      Primeiro incendeia-se o pavio e uma vez a arder atira-se a garrafa contra o alvo que, atingindo-o, deve partir-se fazendo com que o líquido inflamável se espalhe, se incendeie faça arder o alvo.
      A mistura pretende que a adesão do líquido ao alvo seja mais eficaz e que o líquido não se disperse muito, para o efeito usam-se habitualmente misturas de petróleo com sabão ou com óleo de motor, gasolina com clara de ovos, álcool e detergente, etc.































Sem comentários:

Enviar um comentário