A Biblioteca Terra Livre desenvolverá este mês de novembro que ora tem início, uma série de eventos denominados “Novembro Negro”, eventos estes dedicados à divulgação e debate de ideias anarquistas, dando ênfase à educação libertária.
Os eventos acontecerão desde amanhã, dia 3, até ao dia 25 de novembro, constituindo debates, exibição de filmes e espetáculos diversos.
Todas as atividades decorrerão na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Brasil), no campus Butantã (apanhar qualquer transporte bus para a USP e descer no 1º ponto da Cidade Universitária).
Amanhã, dia 3 de novembro, pelas 19:30 horas locais haverá o 1º Debate subordinado ao tema “Pedagogia Libertária, Algumas Experiências”, contando com a participação de Raisa Guimarães (Graduanda de Pedagogia da UNIFESP) que diz o seguinte:
«O anarquismo apresenta-se principalmente como um movimento político que nasceu das classes menos favorecidas, económica e politicamente, na Europa do século XVIII. E a representação máxima contra os aparelhos estatais e a Igreja visto por eles como alienantes das massas e que por isso devem ser destruídos. Contudo para conseguirem alcançar a revolução social com base na igualdade e liberdade, os anarquistas expressam de formar enfática numa transformação do ensino para as crianças das classes populares, uma educação que não seja para formar mão-de-obra barata, mas uma educação revolucionária, emancipadora baseada no apoio mútuo, na co-educação de géneros, na autogestão. Para aqueles que pensam que estas ideias e ideais são apenas utopias não realizáveis, venho mostra-lhes algumas experiências estrangeiras e brasileiras de educação libertária.»
Mais info no sítio da Biblioteca Terra Livre com ligação permanente na coluna dos “Sítios a Visitar”.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário