quinta-feira, 22 de março de 2012

1º Aniversário Rádio Cordel Libertário

      A Rádio Cordel Libertário completa e celebra hoje o seu primeiro aniversário de existência.
      «Desde o surgimento dos grandes meios de comunicação (Jornal, Rádio, TV, e agora Internet) percebemos o impacto politico/social/cultural que é eles estarem nas mãos da Classe Dominante, sendo um dos meios de legitimação do seu poder, e sabendo disso o povo organizado sempre fez questão de criar seus próprios meios de contrainformação, tendo sempre o Estado e a Classe Burguesa como seus principais obstáculos, sendo reprimidos ou mortos todos que ousam auto organizar sua comunicação. Mesmo assim, a cada dia que passa, mais pessoas têm acreditado que podem elas mesmas construir o seu próprio meio de comunicação e dessa forma contribuir para a organização e luta popular. É nesse contexto que a Rádio Cordel Libertário nasce e resiste durante este ano, com todas as dificuldades de um meio de comunicação autogestionário, mas também com toda a alegria de cada vez mais ser uma opção Libertária e Anarquista não só aos meios de comunicação burgueses mas também à esquerda autoritária.
      O mérito deste primeiro ano da Cordel Libertário não é somente do coletivo autogestor da Rádio, mas principalmente de todo mundo que contribuiu e contribui até hoje de todas as formas possíveis para fortalecer os meios de comunicação libertário e anarquista, desde os periódicos anarco-sindicalistas do inicio do século XX, o surgimento dos zines na década de 80, até às Rádios Livres e Libertárias (seja através de transmissor ou somente WEB) do século XXl.
      Nesta quinta-feira, 22 de março, haverá uma transmissão especial com convidados integrantes de rádios livres e libertárias de vários lugares do Brasil (e também parceiros da Cordel) com conversa obre os meios de contrainformação nos dias de hoje.
      Estarão presentes:
      – Ailton, Rodrigo, Lila, Fábio e Cristiane da Rádio da Juventude de São Vicente/SP.
      – Alexandre Osvaldão integrante do Mídia Independente e Membro do Coletivo Aparecidos Políticos de Fortaleza/CE.
      – Vertov da Rádio Caruncho FM Livre/Centro de Inovação Social de Cachoeira do Sul/RS.
      – Vicente participante do Espaço Libertário Moinho Negro e da Rádio Antena Negra de Porto Alegre/RS.
      Também haverá um debate sobre quais as principais dificuldades para criar e manter uma rádio livre e libertária atualmente no Brasil, e qual a importância delas na organização e luta libertária e popular.

      A Rádio Cordel libertário está sempre acessível na ligação permanente na coluna dos Sítios a Visitar.


Sem comentários:

Enviar um comentário